quarta-feira, 22 de abril de 2015

V. Neoxamanismo

Boa tarde, pessoal!

Com um pouquinho de atraso (perdão, rs..), segue o quinto artigo da série sobre o Xamanismo!
Apenas lembrando que até o momento fizemos de início uma breve introdução, falamos sobre a Enteogenia, o Sagrado Feminino e o Xamanismo no mundo, e o próximo tema será a Terapêutica.
A série está acabando, porém muito em breve publicarei dois artigos a parte especiais, um sobre a Ayahuasca e outro sobre o Rapé, fico no aguardo dos seus feedbacks! ;)

Bons estudos, aho! _/|\_

Clique para ler a Introdução ao Xamanismo.



V. NEOXAMANISMO


Todo Xamanismo praticado hoje em dia fora de contexto tribal isolado é Neoxamanismo.

Basicamente, Neoxamanismo = Xamanismo Novo/Atual/Contemporâneo.

De forma genérica podemos dizer que o Neoxamanismo abrange quase todas as doutrinas e práticas religiosas, senão todas, porque Xamanismo é prática e não sistema, portanto, não há regras, mas de um contexto mais exclusivo, podemos chamar de Neoxamanismo aquelas doutrinas ou práticas de religiosidade ecléticas onde o Xamanismo é muito presente, como base dos cultos/ritualística.

Como exemplo, podemos citar hoje a doutrina do Santo Daime (Alto Santo) que é uma das mais populares, e outras práticas Neoxamânicas que são atualmente realizadas em centros/templos espirituais ditos Xamânicos ou Universalistas, aonde principalmente trabalha-se com as Sagradas Medicinas indígenas, em especial a Ayahuasca, algumas trabalham também com outros enteógenos, mas principalmente com vegetais, dança, musicalidade, transe, mediunidade, etc.

A grande diferença é que o Neoxamanismo, especialmente no Brasil, abraça a diversas culturas, religiões e divindades, desde panteões de Deuses nórdicos, africanos, e outros, até o contato com seres extraterrestres, Mestres Ascencionados, Anjos e Arcanjos e muito mais. Podemos dizer, em geral, então, que o Neoxamanismo é quase sempre uma forma de culto Universalista, adogmático que reconhece o Divino em todas as formas possíveis e imagináveis com todo o respeito e reverência, mas também com herança tribal, sempre focando no culto à natureza, à Mãe Terra, trazendo também à luz da evolução a cultura da Ecologia, como pilar de uma Nova Era que se aproxima.

O Xamanismo em contexto tribal (indígena) é na maioria das vezes também Neoxamânico, por ter traços (muitos ou poucos) da interação dos nativos com o homem branco, são poucas as tribos totalmente isoladas, ou que conseguem preservar totalmente a sua cultura sem nenhuma influência da civilização urbana, e isso não torna esse Xamanismo ruim, pois a interação também trouxe benefícios, como o aumento do público interessado na espiritualidade Xamânica e em curar-se, hoje se alcança maior número de adeptos devido aos meios de comunicação, por exemplo, e entre culturas e culturas, acabam fundindo-se no que há de melhor em cada uma.

Sendo assim, o Xamanismo tradicional não existe e nunca existiu, apenas se pensar do ponto de vista de uma única tradição, aí você encontra um tradicionalismo individual de determinada tribo (por exemplo), então dizer Neoxamanismo é apenas uma questão de nomenclatura para designar o Xamanismo que é praticado na atualidade, muitas vezes adaptado e sistematizado em doutrinas e cultos "mais ou menos" livres.

O Xamanismo então desse ponto de vista poderia ser somente aquele praticado pelos primeiros seres humanos, provavelmente os homens das cavernas? Isto limitaria muito a ideia da prática, já que ocorreu como um fenômeno mundial em todos os cantos do mundo em diferentes eras e por diferentes tipos de agrupamentos, com cultos por vezes distintos, havendo apenas os pontos comuns que os tornam por fim, Xamânicos, entretanto, é como se não houvesse uma única base que deu origem a todo o Xamanismo, apesar de que, quando observamos as religiões e suas origens com profundidade, encontramos muitas semelhanças, de forma que todas são "versões" de uma coisa só, pontos de vista diferentes sobre uma Verdade que é Una.

Então, apenas por uma questão de estudo, para facilitar o entendimento, especialmente do neófito, separamos o Xamanismo como sendo as práticas antigas nativas, abrangendo também com flexibilidade alguns ritos indígenas mais tradicionais, com menos influência da nossa cultura, e o Neoxamanismo tratando-se das doutrinas e práticas livres Xamânicas mais sistematizadas, contemporâneas e em sua maioria urbanas.



Leia mais artigos da série sobre o Xamanismo:

I. Introdução ao Xamanismo 
II. Xamanismo e a Enteogenia (tradução em espanhol - Chamanismo y Enteogenia)
III. Xamanismo e Sagrado Feminino
IV. Xamanismo no Mundo
VI. Terapêutica Xamânica
VII. Autocura (Você é o seu próprio Xamã)
 

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